Diário de BordoEventosMarketing Digital

Diário de Bordo: confira como foi o Reload Sebrae 2019

Entre os dias 30 de maio a 01 de junho de 2019 aconteceu o Reload – Seminário de Marketing Digital do Sebrae Minas, um evento já consolidado no calendário da capital mineira no segmento de Comunicação Digital para empresários, empreendedores e também para os profissionais da área. Foram três dias de muito Networking promovido pela instituição que visa, cada dia mais, fortalecer o ecossistema empreendedor de Minas Gerais com conhecimento qualificado!

A edição de Belo Horizonte contou com uma programação bem diversificada, alinhando atividades com teoria e prática aos interessados em diversos temas como vídeos, marketing de conteúdo, ferramentas, estratégias, cases de sucessos, dentre outros. Com grandes players nacionais e regionais, o Reload Sebrae trouxe novos horizontes aos participantes, abrindo novas possibilidades de expansão e consolidação de marcas, independentemente do porte, no mercado digital.

Eu, Magno Martins, tive a oportunidade de participar do evento como público e mediador. Abaixo, relato minhas principais percepções:

 

Social Video e Dados já são realidades

Muito ainda se discute sobre o universo dos vídeos nos meios digitais. Porém, no mercado digital é fato: espertos são aqueles que já possuem estratégias de audiovisual em seus planejamentos de Marketing Digital. Temos consumidores cada dia mais exigentes e os vídeos são excelentes mídias para envolver e criar ainda mais relevância para audiências cada dia mais exigentes. Gostei muito da palestra do Tiago Motta com o tema “3 Estratégias de Vídeo para Começar Agora”. Parece imediatista? Sim, mas é necessário!

Além dos vídeos, a realidade dos Dados já está em nossas portas, ou melhor dizendo: em nossas telas e, principalmente em nossos negócios! A Ariane Maia abordou o tema com a palestra “Dados: o que fazer para realmente usa-los” com um olhar esclarecedor sobre a importância das análises de dados de forma coerente no dia a dia das empresas. E atenção: isso não é realidade apenas de grandes marcas. Isso é imprescindível para todos nós. Então vale investir sim nessas análises para compreender as tendências dos nossos clientes e usuários conectados aos nossos negócios!

 

Uma surra de propósitos, criatividade e posicionamento

Quem esteve no auditório 1 no segundo dia do Reload Sebrae certamente se emocionou e muito com a homenagem do Sebrae Minas ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (juro que estou arrepiado até agora ao escrever/ler sobre isso), foi muito lindo e tocante! Logo em seguida a Cris Bartis, do Podcast Mamilos, entrou para falar sobre “Marcas com Propósito”. Como ela mesma disse, nada melhor do que esse exemplo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e discorreu vários ensinamentos para nós em uma palestra que durou tão pouco… Foi muito lindo! E eu ainda tive a oportunidade de conhecer essa mulher incrível, muito obrigado Cris!

Logo após veio a Cris Lisbôa com a palestra “Criativo Eu?? Criatividade e Escrita na 4ª Revolução Industrial” e ensinou que a gente pode ser engraçado, inteligente e instigante ao mesmo tempo. Com vários exemplos e uma simpatia sem igual, a Cris trouxe um olhar bem refrescante sobre processos criativos em tempos em que a ressignificação precisa ser pauta no mercado digital. Que mulher incrível, poderia ter falado mais horas! Assim como a Ju Wallauer, também do Podcast Mamilos, que trouxe um tema pertinente em sua palestra nomeada “Redes Sociais – Ativismo x Privacidade”, convidando a todos nós a repensar nossas atuações e comportamentos nos meios digitais. Foi muito bom!

 

Mediando os erros nossos de cada dia

No sábado eu tive o privilégio de mediar o painel “Shit Happens: Aprenda com os Erros” ao lado de Marcelo Linhares, Raphael Felicio e Samantha Dutra. Juntos abrimos um bate papo sobre os erros nossos de cada dia, principalmente no que tange em estratégias e planejamentos de Marketing Digital e também dentro do espectro de empreendedorismo.

Durante uma hora conversamos com o público presente sobre as oportunidades de aprendizagem com os erros cometidos no mercado, com foco em abrir o olhar do empresário, empreendedor e até mesmo dos colegas de mercado presentes sobre as possibilidades de inovar dentro desses erros. Essa ressignificação da palavra erro ajuda a ampliarmos nossos olhares sobre processos criativos dentro do Marketing Digital, independentemente do mercado e do porte da empresa. O mais importante é dar passos assertivos a médio e longo prazo.

E foi muito bom a participação do público, perguntando para nós sobre como lidar com cliente de diferentes gerações, cases de mercado e como lidar com a pressão do dia a dia da área. Eu gostei demais dessa proposta do Reload Sebrae, principalmente para mostrarmos o outro lado do mercado que, muitas das vezes, as pessoas não conhecem (ou fazem de conta que não existe)!

A palavra-chave  do Reload Sebrae foi EMPATIA

Em todas as demais palestras que participei, até mesmo em contato com as pessoas no decorrer do evento, um sentimento veio muito forte em mim com relação ao mercado e foi o de Empatia. De alguma forma, o Reload Sebrae Minas trouxe essa discussão muito intrínseca em praticamente todas as palestras, trazendo novos olhares e horizontes para inspirar ao público presente novas formas de pensar e agir dentro do Marketing Digital.

Acredito eu que, muitas pessoas que estavam ali, saíram com essa sensação de querer transformar algo para alguém, seja por si ou pelo outro. Por mais que tenha sido um evento voltado para o Marketing Digital, acredito que grande parte ali saiu com uma sensação de mudanças necessárias, seja nos negócios ou na vida de alguma forma. 

Foi um evento incrível, sem contar a simpatia de todos os colaboradores do Sebrae Minas no evento, que atenderam todos nós com muito carinho e atenção, além dos intérpretes em Libras, que deram aquele calorzinho em nossos corações com a inclusão de surdos e mudos no evento. Eu nem posso lembrar que eu até me emociono com a Diversidade em prática, tornando-se um exemplo e uma referência para todos nós!!!

TOTAL DE ESTRELAS:  ⭐ ⭐⭐⭐⭐ (nota máxima sim!)

E tem mais Reload em 2019 sim!

Com uma programação itinerante, o Reload Sebrae vai passar por diversas cidades como Divinópolis, Governador Valadares, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Viçosa. Clique aqui e confira a programação completa de cada cidade e inscreva-se!

 

 

Conecte-se comigo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas mídias sociais.!!! Aproveite e siga-me no LinkedInYouTube,  InstagramFacebook e Twitter! Compartilho sempre novidades, cursos, palestras, workshops e muito mais !

Artigos Relacionados