É bastante comum eu receber dúvidas de empresários e empreendedores sobre a importância de ser ter um site e/ou perfis e páginas mídias sociais. Afinal, o Marketing Digital ainda é uma incógnita para muitas pessoas, principalmente com seus leques de possibilidades para ajudar empresas a alavancarem suas marcas em seus respectivos mercados.
Mas vamos entender primeiro a importância de ambos e você perceberá que é preciso estar presente em ambos os lados, de forma estratégica e eficiente.
Uma casinha digital para chamar de sua
Um site é o local onde a empresa paga para estar na internet. Para compreender melhor, vamos fazer juntos uma analogia: o seu site é sua casa digital na internet. Você tem que alugar um terreno (em termos técnicos conhecemos como hospedagem), além de alugar um endereço para que seus clientes vão até sua casa pela web (em termos técnicos conhecemos como domínio). Após isso, você começa a construir a casa, ou seja, o seu site. Você vai contratar arquitetos, design de interiores, pedreiros e por aí vai (em termos técnicos são os web designer, desenvolvedores, redatores, dentre outros) para colocar sua casa do jeito que sua marca precisa transparecer nos meios digitais.
As mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Twitter, dentre outras) são as portas e janelas dessa linda casa que você vai abrir na internet. São elas que vão ajudar a levar o seu público alvo para dentro do seu site e conhecer seus produtos/serviços. Esses canais ajudarão a trazer boa parte da visibilidade para sua marca, ajudando a construir a reputação e imagem do seu negócio com estratégias adequadas em Marketing Digital.
Compreende que o site e as mídias sociais se complementam? São ambientes digitais essenciais para que as empresas se conectem com seus clientes e prospecte novos. Por isso que uma estratégia não anula a outra. É preciso ter consciência da necessidade de investir em ambas as partes, para que a visibilidade de seu negócio seja ainda mais assertiva na WEB!
Mas qual impacto de tudo isso em meu negócio?
Certamente deve ser uma dor de cabeça constante para o CEO Mark Zuckerberg e seus problemas em suas plataformas digitais, pois costuma ser comum que seus famosos ambiente – a famosa tríade Facebook, Instagram e WhatsApp – apresentem instabilidades. Algumas vezes ficam fora do ar por quase 24h. Pode parecer pouco tempo, mas um dia sem gerar contatos e conversões dentro desses ambientes pode significar o fim de muitos negócios em todo o mundo.
Agora pare e pense: se amanhã o Facebook deixa de existir (assim como o Instagram e o WhatsApp), como que seu negócio sobreviveria? Esse questionamento está totalmente inserido na realidade do Marketing Digital, pois quem um dia imaginou que o Orkut deixaria de existir?
Então empresário(a) e empreendedor(a) um conselho meu: não deposite todo o seu negócio somente em mídias sociais. Se elas ficam instáveis ou então deixarem de existir, o seu sonho pode se tornar um pesadelo, comprometendo todos os seus esforços em todos os sentidos. Cuidado com a economia porca!
A sua “casinha digital” precisa ter um ambiente próprio e usar as portas e janelas como aparatos para dar uma visibilidade ao seu negócio na Internet. Não dependa exclusivamente desses aparatos, invista em seu negócio com Marketing Digital da forma correta e, ao mesmo tempo, coerente ao contexto de sua empresa!
Conecte-se comigo!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas mídias sociais!!! Aproveite e siga-me no LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook e Twitter! Compartilho sempre novidades, cursos, palestras, workshops e muito mais !