Olá, tudo bem?
É muito mais comum do que se imagina essa dúvida, principalmente para criadores de conteúdos e empresas que permeiam no digital: por onde ir entre curtidas e conversões?
Pois bem, hoje com esse artigo venho conversar mais sobre a importância de se pensar para além das mídias sociais. Sim, sabemos que o Instagram hoje é o queridíssimo da vez, mas bem, como não é novidade para ninguém, tudo se transforma e muda drasticamente e rapidamente na internet.
E é bem nisso que você precisa compreender.
Refletir o que se que entre curtidas e conversões
Talvez o maior desafio para empresários e criadores de conteúdos é compreenderem que o universo digital não funciona da forma que pensam. Por que digo isso? Há muito mais achismos e análises superficiais e que precisamos repensar todos os dias.
Curtidas nada mais são do que uma validação do seu conteúdo ter agradados seus seguidores/comunidades. Mas você já parou para observar como que as pessoas navegam nesses meios? É uma velocidade que eu, muitas vezes, questiono se as curtidas foram realmente verdadeiras, pois há muitas vertentes que precisamos pensar nas experiências dos usuários nessas plataformas.
Não estou aqui invalidando as curtidas em publicações, mas sabemos que seguidores e likes não pagam contas de ninguém. É uma métrica de vaidade mesmo, o famoso “chuva de likes” ou “me dê biscoitos”. Mas isso pouco contribui para uma boa performance de seu perfil nesses ecossistemas digitais.
Por isso é sempre bom pensar: o que esse post vai trazer de retorno para minha imagem ou para o meu negócio?
Pois bem, gosto de trabalhar duas métricas que ajudam muito a melhorar a sua performance nessas plataformas:
- Comentários: sim, parece muito óbvio, mas você realmente responde seus seguidores/comunidade? Pare e pense bem, pois eles estão ali abrindo um diálogo com sua marca ou com você, criador de conteúdo. Isso pode gerar um relacionamento interessantíssimo, podendo trazer conversões para o seu negócio ou para suas publis a curto, médio e longo prazo.
- Compartilhamentos e Salvamentos: o compartilhar é algo que realmente pode fazer com que seu perfil alcance novos públicos. Aqui entra o fator chave que ajuda a crescer pessoas e marcas nos meios digitais, com a famosa Criatividade. Conteúdos informacionais também estimula o usuário a salvar a publicação para ver novamente, como uma pequena biblioteca de conteúdos para serem visualizados em outros momentos.
Porém, eu Magno Martins, sempre vou defender que tanto as marcas quanto criadores de conteúdos busquem o que faça sentido para suas performances nos meios digitais, seja curtidas e/ou conversões.
Mas lembre-se: tudo muda nesses ecossistemas digitais, então as intenções precisam sempre ser reavaliadas de acordo com o seu posicionamento estratégico de mercado!
Vai além das mídias sociais e tenha seu espaço no digital
A minha sugestão é sempre pensar nas conversões do que se deseja das mídias sociais. Mais uma vez reforço: tudo muda a todo momento, ninguém nunca imaginou que o Orkut um dia acabaria, então não acredite na eternidade do Instagram!
Uma das formas de se ter conversões interessantes é ter um site ou um blog próprio. Não entendo até hoje como que essas duas estratégias tão importantes são substituídas tão facilmente pelas mídias sociais. A pergunta que eu te faço, empresário(a) e criador(a) de conteúdo: se as mídias sociais acabarem hoje, como ficará o seu negócio? Vai fechar as portas?
Fiz um artigo em meu blog sobre a importância de se pensar em um site/blog para você, independentemente se você tem uma empresa ou cria conteúdos na internet. Tenha uma casinha digital só sua!
Uma última dica: fuja das métricas de vaidade
Mídias sociais são canais de RELACIONAMENTO. Caso você não queira entender as necessidades de suas personas, ou seja, só quiser fazer a comunicação tradicional nos meios digitais, não vai dar certo mesmo. Acredite: já cansamos demais as pessoas com perfis “catálogos de produtos” ou de “conteúdo selfie”.
A minha dica de hoje é: pense em como você pode converter seus posts em relacionamento! Do outro lado da tela, você fala com PESSOAS e não com seus BOLSOS. Ressignifique isso, pois é mais importante ter foco na RESPONSABILIDADE e COERÊNCIA com nossos conteúdos do que apenas ser mais uma marca/pessoa tentando vender a qualquer custo nos meios digitais.
Por hoje fica aqui minha provocação digital: como que suas publicações se RELACIONAM com seus “seguidores”? De fato, quais são as RELAÇÕES DE COMUNIDADE que você cria por meio de seus conteúdos?
Acredite: sempre melhor ENVOLVER mais do que apenas ENGAJAR. Tire o olho dessas MÉTRICAS DE VAIDADE e mergulhe, com verdade e consistência, nesses meios digitais!
Para complementar ainda mais seus conhecimentos, confira um bate papo que eu tive com a Ju Umbelino com o tema “O Instagram como plataforma de projeção pessoal e profissional”:
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Um abraço e até o próximo texto!