Olá, tudo bem?
Abrindo essa curadoria em meu blog para falar mais sobre os cursos que eu faço durante minha trajetória de vida, seja na carreira ou por interesses pessoais. Até porque né, a gente não pode viver somente do que tange em nossas bolhas. Por isso que eu fui aprender mais sobre violência doméstica em um curso ao vivo e online do Me Conta Direito.
É normal que muitas pessoas evitam participar de cursos aos sábados de manhã, mas, no meu ponto de vista, nada melhor mesmo do que acordar com a “mente mais tranquila” para aprender mais. Quem me conhece, sabe que eu defendo muito a ideia de aprendermos cada vez mais sobre diferentes espectros e, consequentemente, ter novos olhares e possibilidades de expandirmos nossas vivências com o outro.
Quero te contar um pouco sobre o curso Violência Doméstica que participei no dia 27 de fevereiro de 2021, ao vivo e online com o Me Conta Direito.
Advogadas Feministas merecem o mundo e eu te conto os porquês
É muito interessante, primeiramente, compreender quais são as pessoas por trás do Me Conta Direito: duas mulheres inspiradoras que se denominam advogadas feministas. Dhainna Leonardi e Fernanda de Avila e Silva com todas as suas expertises trazem um olhar muito apurado sobre o tema de Violência Doméstica. É um tema muito delicado, mas muito necessário de se discutir, refletir e agir, pois segundo uma pesquisa publicada pelo IPEA em 2019, o índice de violência doméstica com vítimas femininas é três vezes maior que o registrado com homens. Os dados avaliados na pesquisa mostram também que, em 43,1% dos casos, a violência ocorre tipicamente na residência da mulher, e em 36,7% dos casos a agressão se dá em vias públicas.
Perante ao panorama, é preciso ter cuidados necessários na hora de abordar sobre o tema, porque vai muito além do que termos técnicos e pesquisa. Deste ponto, é muito encantador ouvir duas especialistas que abordam o assunto de forma muito coerente, inteligente e empática, além de uma linguagem totalmente sem juridiquês. Isso faz total diferença para compreender mais sobre como que o Direito e a sociedade visualizam esse grave problema da violência doméstica.
Foi uma aula envolvente, leve, com muitas informações e, claro, muitos incômodos. Até porquê né, se não incomoda, os pontos necessários para as nossas transformações não foram atingidos. E que incrível foi eu sair incomodado mesmo, no ponto de vista do que eu posso fazer. Deus me dibre sair conformado, não é mesmo?
A violência doméstica e a Lei Maria da Penha
Promulgada em 2006 por meio de uma iniciativa do poder Executivo (quantas saudades de Lula, não é mesmo?), a Lei Maria da Penha é sempre muito alvo de discussões, uma vez que a violência doméstica tem várias vertentes, que vão muito além das agressões físicas tá?
O que muitos não sabem, por exemplo, que a Lei Maria da Penha tem caráter preventivo e de assistência. Ou seja, é uma lei com várias medidas preventivas e protetivas, trazendo em seus contextos as abordagens para os casos perante às penalidades criminais. Há várias medidas que resguardam mulheres dos diferentes tipos de violências domésticas como: violência física, violência sexual, violência patrimonial, violência moral e violência psicológica.
Outro ponto importante para se saber sobre a Lei Maria da Penha: somente mulheres podem se beneficiar. Ainda há discussões no poder judiciário sobre a lei ser aplicada pra mulheres trans, mas é bom ressaltar aqui que existem muitas desinformações sobre a lei ser aplicada em casos de violência doméstica contra homens ou até mesmo em casos que ocorram entre homens em relacionamentos homoafetivos. É só mesmo a gente visualizar a pesquisa que coloquei acima: a violência doméstica acontece três vezes mais com mulheres. Então vamos aprender isso definitivamente, tá bem?
Homens, precisamos aprender com mulheres cada dia mais
Eis um ponto muito importante de se discutir. Sabemos, claramente e infelizmente, que homens tendem a ouvir muito mais outros homens do que mulheres. Esse tipo de atitude é tão machista né? Mas fica aqui minha dica para todos os homens: precisamos ouvir mais as mulheres para compreendermos sobre suas narrativas e experiências e, claro, agirmos em prol sobre o que podemos fazer para que suas vivências e existências sejam compreendidas e que estejam seguras em nossa sociedade.
Enquanto essa chavinha não vira na cabeça da maioria, é uma missão para nós homens, que temos uma mente mais aberta, aprendermos com as mulheres e, assim, repassarmos nossos aprendizados. Sim, é muito triste saber que na turma só tinham dois alunos, mas, como a própria Fernanda disse, já é um passo importante, pois de alguma forma o outro aluno e eu estávamos ali no lugar de escuta e compreensão. E isso inspira a nós dois continuarmos a aprendermos mais e, de alguma forma, quebrar alguns preconceitos que tangem esse universo machista.
Um aprendizado para todos nós
A violência doméstica é muito séria e, com a pandemia da COVID-19, infelizmente esse cenário intensificou muito em milhares de lares. Abrir esse espaço de aprendizagem é uma obrigação de todos nós e ainda compreendermos como podemos acolher, ouvir e agir quando uma mulher relata as suas dores, traumas e medos por conta disso.
Tanto que, em uma das discussões, conversamos sobre o que vemos na internet constantemente: os chamados exposeds. Tem que ter muito cuidado e cautela, não se pode sair apontando o agressor em mídias sociais, em quaisquer formatos como textos, vídeos e imagens. Isso pode trazer problemas jurídicos tanto para a vítima quanto para as pessoas ao seu redor que, por meio dos comentários, revelam o nome do mesmo. Além do mais, provas registradas precisam ter o consentimento da vítima, sejam elas registradas diretamente ou indiretamente. Como eu ressaltei lá na aula, sim, um celular pode sim se tornar uma arma e ser usado em vários contextos. Então, muita cautela ok?
Cinco caderninhos estreláticos para o Me Conta Direito
Foi uma manhã de muito, mas muito aprendizado sabe? Relatei o mínimo possível, pois é preciso que você tenha a experiência de aprendizado com a Dhainna e a Fernanda. Foram 2h30 de muitos novos conhecimentos e deveres de casa.
Então ganha meus cinco caderninhos estreláticos que são:
📚🌟 transparência de conhecimento;
📚🌟 coerência na fala e na escuta;
📚🌟 experiências de aprendizado;
📚🌟 exemplificações incríveis e
📚🌟 gostinho de quero aprender mais!
Aproveite e siga agora o Me Conta Direito no Instagram e fique de olho na programação por lá, pois sempre tem cursos, clube do livro e muito mais para expandir ainda mais seus conhecimentos.
Conecte-se comigo!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que possam se interessar em aprender mais!
Aproveite e siga-me no LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook e Twitter! Se desejar, conheça mais sobre os meus Serviços!
Caso prefira, pode mandar um e-mail para eu@magnohmartins.com.br .
Um abraço e até a próxima indicação de curso!