Será que realmente estamos preparados para conectarmos com nossas comunidades pelo YouTube?
No dia 04 de maio de 2020 tive o maior prazer do mundo em conversar com o Edu Carazza, YouTuber e Criador de Conteúdo, onde conversamos sobre o tema ” O YouTube como plataforma de conexão com comunidades”.
Foram 40 minutos de muito alto astral, onde discutimos e contamos nossas experiências em criar conteúdos em vídeo na plataforma do YouTube. Se você ainda não conhece o trabalho maravilhoso do Edu Carazza, clica aqui e conheça o canal dele, onde você vai aprender muito sobre cultura pop.
Dentro desse bate papo, com a participação de nossas audiências, trocamos várias figurinhas e muitos insights, que são pontos de muita importância para quem deseja iniciar um canal na plataforma ou então levar o seu negócio para a era do Social Video.
Conexões indo além de números
Ficou extremamente claro para todos nós que é super importante sim conectarmos com nossas comunidades, mas com um propósito claro e coerente com os conteúdos em si. É muito bom sabermos que podemos sim mudar nossas curadorias de conteúdo com o passar do tempo, mas é bom sempre deixar claro que é importante isso tanto para o criador de conteúdo quanto para a audiência.
É preciso experimentar novos formatos de conteúdos, com foco em fortalecer suas comunidades com informações relevantes e importantes perante ao conteúdo proposto pelo creator.
E o mais importante é ficar atento não somente às métricas de vaidade, pois de nada vai adiantar ter um canal com milhares (ou milhões de inscritos) se você não se conectar, de forma coerente com sua audiência. Uma dica: foca na taxa de retenção do seu canal do que apenas em métricas de inscritos e visualizações.
Conexões por comentários e cuidados essenciais
Com o que conversamos, ficou bem evidente que os comentários tem sua importância na produção de conteúdos no YouTube. Mas, para que isso seja levado de forma mais leve, é preciso fazer com que suas comunidades conversem nos comentários. Uma dica: ao invés de entregar todo o conteúdo no vídeo, que tal instigar seus inscritos a deixarem comentários por meio de dúvidas, perguntas, dentre outros? Abuse da criatividade para conectar-se com eles!
Outra coisa super importante: os comentários exigem do criador de conteúdo uma dedicação nas respostas. Por mais que isso se torne cada vez maior, é preciso sim dar uma atenção a quem está ali por você. Então é importantíssimo que você tenha um tempo para responder a cada um. Imagine as pessoas lendo os comentários de seus inscritos reclamando que você não responde. Fica feio para suas comunidades né?
Os haters sempre vão existir, mas precisamos conviver com eles nos meios digitais (e isso vai muito além do YouTube). Então é preciso ter muitos cuidados com os conteúdos para que não despertem nervosismos e mal entendidos das pessoas nos meios digitais. Para se fortalecer com suas comunidades e, até mesmo, criar novas relações, é preciso ter cuidados. E se errar, peça desculpas com sinceridade!
Perdeu a live? Fica tiste não…
Salvei a live em meu canal para que você assista sempre que quiser. Confira abaixo e já mande para seus amigos que querem ter um canal no YouTube, mas com foco em aprender a viver em comunidades nesse ecossistema digital tão incrível.
Solta o play:
Conecte-se comigo!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas mídias sociais!!! Aproveite e siga-me no LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook e Twitter! Compartilho sempre novidades, cursos, palestras, workshops e muito mais !