Muito se fala (e há muitas críticas) sobre o universo dos influenciadores digitais, principalmente no que tange em seu branded content e suas respectivas relevâncias dentro do Marketing de Influência. Há quem diga que o mercado de influência está cada dia mais fraco, mas será que não seria uma ressignificação do que se trata realmente de ser relevante na era da influência?
Boa parte dos creators (também conhecidos como criadores de conteúdo) sentem os impactos causados pelas tendências cada vez mais exigentesexigidas de suas audiências, trazendo novos olhares, expectativas e exigências em seus objetivos e propósitos. Em uma época em que, aparentemente o que mais vale é ser hit na internet e ser um destaque dentre os meios digitais, um conteúdo mais coerente vale mais do que sucesso instantâneo. O desafio em voga é: como usa a criatividade sem perder a essência?
Uma coisa eu dou certeza: a volatilidade de um conteúdo sem objetivo, raso e superficial não cria raízes consolidadas no Marketing Digital. Longe de mim estar aqui e apontar quem está certo ou errado, mas como dizem na vida “a gente só colhe o que planta”, não é mesmo? Então abaixo vou discorrer sobre algumas ideias para você, creator, expanda seu olhar sobre quem você é e o que realmente quer desenvolver enquanto produtor de conteúdo.
Tenha em mente o real objetivo de seu Branded Content
O termo “Branded Content” nada mais é do que a definição da curadoria de conteúdos que permeiam entre os seus objetivos com a audiência, alinhando com suas metas e desejos com o que você quer alcançar nos meios digitais. Seja qual mercado você deseje atuar, a gestão desse conteúdo é que ajudará a construir sua reputação nos meios digitais.
E isso ainda é muito discutido pois, devido às constantes volatilidades dos meios digitais, os conteúdos tendem a ficar, cada dia mais, obsoletos. Mas atenção: criar conteúdos na internet é algo que vai muito além de dar um status. É um conceito chamado PROPÓSITO!
De nada vai adiantar você, creator do meu coração, disseminar um conteúdo que pouco agregue para sua audiência. Não é fácil agradar sempre, ainda mais pessoas cada dia mais exigentes com o que consomem nos meios digitais.
Então abra o seu olhar sobre o seu conteúdo e explore novos formatos para inovar e reinventar-se. Fazer o que todo mundo faz para ser o próximo digital hitmaker não vai trazer a notoriedade que você vai precisar a longo prazo. Se o seu objetivo é criar conteúdos que agreguem valores e conhecimento, aposte cada vez mais em seu aprendizado.
Um dos maiores diferenciais no Marketing de Influência que temos hoje são conteúdos ricos em informação, capaz de transformar ideias, gerar debates e conversas sobre quaisquer temas. Isso é engajar, é envolver, é ter relevância.
Saia da obviedade dos números
Com um Branded Content bem definido, você terá em mente que seus conteúdo é bem mais importante do que somente as métricas que quaisquer plataformas oferecem, principalmente quando tangem às famosas métricas de vaidade.
Tenha certeza de quais temas, bandeiras e pertencimentos que você e sua marca digital fazem parte e faça acontecer com conteúdos relevantes, seja em imagens, vídeos, textos, podcasts… Ficar preso somente em conteúdos que, aparentemente, dão certos quando os números são satisfatórios, só tornam o seu objetivo como creator algo superficial.
Então abra o coração e seus horizontes para criar, cada vez mais, conteúdos que vão além de números. Faça toda uma avaliação de curadorias que não deram tão certo, segundo o seu olhar, e ressignifique, explorando novos olhares, novos formatos, novas abordagens. Às vezes uma mudança de mídia pode transformar o seu conteúdo diante de sua audiência, aumentando ainda mais as possibilidades de seu branded content.
Coloque isso em seu coração Creator: seus conteúdos não resumem a somente resultados de performances de QUANTIDADE acessos, likes e comentários! Faça a mensuração de sentimentos, de tudo o que sua audiência absorve de seus conteúdos e, principalmente, qual o legado que você está deixando na internet. Fique de olho na QUALIDADE!
Cuidado ao depender de plataformas que não são suas
Toda empresa precisa ter seu próprio site na internet, certo? A mesma dica eu dou para você, Creator. Ao invés de depender somente de seu perfil no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, dentre outros, invista em um site/blog seu.
Com um ambiente seu, você já assume a responsabilidade de um produzir um conteúdo mais qualificado para sua audiência. As mídias sociais onde você atua, sejam elas quais forem, precisam convergir para esse ambiente digital totalmente seu. Assim você não fica dependente apenas de plataformas que não são suas.
Mas atenção: de nada adianta querer abrir um site/blog e deixa-lo sem atualizar. O seu planejamento de Branded Content precisa estar 100% alinhado com seus objetivos para que você tenha um ambiente sempre atualizado para sua audiência.
E pode acreditar em mim: quando temos o nosso próprio espaço a responsabilidade até aumenta, mas é mais gostoso, pois fica do jeito que a gente deseja e, principalmente, para nossa audiência.
Se for o seu caso, dê um passo além e vá em frente: crie seu próprio espaço. Certamente você vai se agradecer um dia. Mas oh, com responsabilidade ok? Nada de querer abraçar o mundo e depois não dar conta!
Invista sempre em seu conhecimento
O Branded Content de um creator é sempre reinventado, modificado e ressignificado. Por isso é muito importante que você invista em seu conhecimento, seja para aprender novas ferramentas, novas tendências de mercado, novas possibilidades de crescer.
Uma coisa que eu acredito sempre é que todo Creator precisa ter em mente seus propósitos com sua audiência e seus conteúdos. Levando em consideração que tudo se transforma a todo momento, não caia na inocência de que não precisa se capacitar.
Qualquer área/mercado muda muito todos os dias. Então invista em seus conteúdos de forma assertiva com cursos, palestras, oficinas, eventos, tudo aquilo que vai agregar em seu repertório e expandir ainda mais sua presença em seu universo, tanto para você quanto para a audiência.
Uma dica que eu dou é o evento Academia Influencie Pocket que vai acontecer no próximo dia 31 de agosto de 2019 em Contagem-MG, promovido pela Digital Blogger! Será um sábado repleto de conhecimento prático, com conhecimento para agregar ainda mais a sua carreira/negócio como criador(a) de conteúdo!
Estarei lá com uma Oficina de Branded Content, onde vamos fazer alguns canvas práticos para ampliar ainda mais sua visão enquanto creator para conteúdos assertivos para sua audiência. O preço está bem em conta e vai ser um prazer receber você lá com a gente!!!
Conecte-se comigo!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas mídias sociais!!! Aproveite e siga-me no LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook e Twitter! Compartilho sempre novidades, cursos, palestras, workshops e muito mais !